Como o IBGE enxerga Maricá?
- rafaelmartinsdesou
- 3 de jun. de 2023
- 2 min de leitura
Em alguns meses o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) finalizará o Censo Demográfico de 2022. Como todos devem saber, o Censo Demográfico é a principal pesquisa do Instituto. Nela ele quantifica uma séries de características da população brasileira e de seus domicílios. Um dos principais resultados do Censo Demográfico é uma contagem da população. Essa informação é de extrema importância para dimensionar a necessidade de provimento de vários bens e serviços públicos.
A prefeitura de Maricá, evidentemente, se valerá dos dados do Censo de 2022 para utilizará estes dados para formular aperfeiçoar suas ações. Enquanto o Censo de 2022 não fica pronto, podemos fazer uma série de exercícios para entender como era a cidade em 2010. Quando o Censo de 2022 estiver pronto, teremos condições de avaliar como a cidade vamos observar como a nossa cidade era vista em 2010?
O primeiro passo é entender como o IBGE enxerga a nossa cidade. A menor divisão territorial para qual a IBGE divulga dados é chamada de Setor Censitário. Conforme definido na página do IBGE, "o setor censitário é a unidade territorial estabelecida para fins de controle cadastral, formado por área contínua, situada em um único quadro urbano ou rural, com dimensão e número de domicílios que permitam o levantamento por um recenseador." De forma geral, um setor censitário tem, aproximadamente, entre 250 e 350 domicílios. Veja abaixo os setores censitários utilizados pelo IBGE em 2010 para Maricá. Veja também a contagem da população com idades entre um e cinco anos em julho de 2010. Observar o tamanho desta população na cidade e a sua distribuição no território é extremamente importante para dimensionar a rede de pré-escolas da cidade.

Fonte: IBGE. Elaboração: Democratizo.
Em breve teremos novos posts sobre como a cidade em 201o enquanto nos aquecemos para analisar o dados do Censo de 2022.



Comentários